domingo, 2 de agosto de 2015

O pequeno número daqueles que são salvos. Parte I

São Leonardo de Porto Maurício: O pequeno número daqueles que são salvos

São Leonardo de Porto Maurício era um frade franciscano mais sagrado que viviam no mosteiro de São Boaventura, em Roma. Ele foi um dos maiores missionários na história da Igreja. Ele costumava pregar para milhares de pessoas na praça de cada cidade  e  cidade  onde  as  igrejas  não  conseguia  segurar  os  seus  ouvintes.  Tão brilhante e santo era a sua eloquência que uma vez quando ele deu uma missão de duas  semanas  em  Roma,  o  Papa  e o  Colégio  dos  Cardeais  chegou  a  ouvi-lo.  A Imaculada Conceição da Virgem Santa, a adoração do Santíssimo Sacramento e de veneração  do  Sagrado  Coração  de  Jesus,  eram  suas  cruzadas.  Ele  estava  em nenhuma maneira pequena responsável pela definição da Imaculada Conceição fez um  pouco  mais  de  cem  anos  após  sua  morte.  Ele  também  nos  deu  os  louvores divinos, que se diz no final da Bênção. Mas a obra mais famosa de São Leonardo foi sua devoção à Via  Sacra. Ele teve uma morte mais sagrado em seu septuagésimo quinto ano, após 24 anos de pregação contínua.
Uma das Saint Leonard de sermões mais famosos de Porto Maurício era “o pequeno número de  aqueles que  são salvos.”  Foi o que  ele invocado para  a conversão dos pecadores grande. Este sermão, como seus outros escritos, foi submetida a exame canônico durante o processo de canonização. Nela, ele analisa os vários estados de vida  dos  cristãos  e  conclui  com  o  pequeno  número  daqueles  que  são  salvos,  em relação à totalidade dos homens.
O  leitor  que  medita  sobre  este  texto  notável  irá  captar  a  solidez  de  sua argumentação, que mereceu a aprovação da Igreja. Aqui está o grande missionário do sermão vibrante e comovente.

Introdução

 Graças  a  Deus,  o  número  de  discípulos  do  Redentor  não  é  tão  pequena  que  a maldade dos escribas e fariseus é capaz de vencê-los. Embora eles se esforçavam para caluniar inocência e para enganar a multidão com seus sofismas traiçoeira por desacreditar a doutrina e o caráter de nosso Senhor, encontrando pontos mesmo no sol,  muitos  ainda  reconhecido  como  o  verdadeiro  Messias,  e,  sem  medo  de qualquer castigos ou ameaças, abertamente se juntou a Sua causa. Será que todos aqueles que seguiram a Cristo segui-Lo até a glória? Oh, aqui é onde eu reverenciar o mistério profundo e em silêncio adorar os abismos dos decretos divinos, ao invés de  precipitadamente  decidir  sobre  um  ponto  tão  grande!  O  assunto  que  será  o tratamento hoje é muito grave, que provocou mesmo os pilares da Igreja a tremer, cheio  dos  maiores  santos  de  terror  e  os  desertos  povoados  com  anacoretas.  O objetivo  desta  instrução  é  para  decidir  se  o  número  de  cristãos  que  são  salvos  é maior  ou  menor  do  que  o  número  de  cristãos  que  são  amaldiçoados,  que  irá, espero, produzir em você um medo salutar dos juízos de Deus. Irmãos, por  causa  do amor que tenho  por  você, eu desejo que  eu fosse  capaz de tranquilizá-lo com a perspectiva da felicidade eterna, dizendo a cada um de vocês: Você  está  certo  de  ir  para  o  paraíso,  o  maior  número  de  cristãos  é  salvo,  então você também será salvo. Mas como eu posso lhe dar essa garantia doce se revolta contra  os  decretos  de  Deus  como  se  você  fosse  o  seu  próprio  pior  inimigo?  Eu observo  em  Deus  um  sincero  desejo  de  salvá-lo,  mas  eu  encontro  em  você  uma inclinação  decidida  a  ser  condenado.  Então  o  que  vou  fazer  hoje,  se  eu  falar claramente? Eu vou ser desagradável para você. Mas se eu não falo, eu vou estar desagradando a Deus.

Por isso, vou  dividir este assunto em dois pontos. Na primeira, para enchê-lo com medo,  eu  vou  deixar  os  teólogos  e  Padres  da  Igreja  decidir  sobre  o  assunto  e declarar  que  o  maior  número  de  cristãos  adultos  estão  condenados,  e,  em silenciosa  adoração  desse  terrível  mistério,  vou  continuar  meus  próprios sentimentos para mim mesmo. No segundo ponto, vou tentar defender a bondade de  Deus  contra  os  ímpios,  provando-lhes  que  aqueles  que  são  amaldiçoados  são condenados  por  sua  própria  maldade,  porque  queria  ser  condenado.  Então,  aqui estão  duas  verdades  muito  importantes.  Se  a  primeira  verdade  te  assusta,  não guarde  isto  contra  mim,  como  se  eu  queria  fazer  o  caminho  do  céu  mais  estreito para  você,  pois  eu  quero  ser  neutra  nesta  matéria,  mas  sim,  mantê-la  contra  os teólogos e Padres da Igreja que vai gravar esta verdade em seu coração pela força da razão. Se você está desiludido com a verdade em segundo lugar,  dar graças  a Deus  por  ele,  pois  Ele  só  quer  uma  coisa:  que  você  dê  o  seu  coração  a  Ele totalmente.  Finalmente,  se  você  me  obrigar  a dizer  claramente  o  que  penso,  vou fazê-lo para a vossa consolação.

Download do texto completo link abaixo:
http://www.mediafire.com/view/?hcu3ppe3th5uiaw

Um comentário:

  1. existe porém uma teologia feita pelo padre origenes de Alexandria- a apocatástase , ou seja não é um dogma e uma certeza, o próprio padre origenes o disse; mas uma possibilidade e uma otimista esperança. Essa teoria diz que no fim todos serão salvos inclusive os que habitam o inferno . Este padre não afirmou a salvação dos demônios e disse que só um louco poderia dize-lo.

    ResponderExcluir