segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Oração para implorar uma boa morte.


Senhor Jesus Christo, Deus de bondade, Pai de misericórdia, eu me apresento diante de vós com um coração humilhado, contrito e confuso; imploro a vossa misericórdia para minha última hora, e para o que depois dela me espera.

Quando os meus pés imóveis advertirem-me que a minha carreira neste mundo está próxima a terminar: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando minhas mãos trêmulas e entorpecidas não puderem já sustentar a vossa imagem crucificada e a meu pesar a deixarem cair sobre o leito de minhas dores: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!


Quando meus olhos, se ofuscados e torturados pelo horror da morte iminente, fixarem em Vós vistas lânguidas e moribundas: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando meus lábios frios e trêmulos pronunciarem pela última vez o vosso Nome adorável: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando minhas faces pálidas e lívidas inspirarem aos circunstantes compaixão e terror, e os meus cabelos banhados do suor da morte, arrepiando-se em minha cabeça, anunciarem estar próximo o meu fim: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando os meus ouvidos, próximos a cerrarem-se para sempre aos discursos dos homens, abrirem-se para escutar a vossa voz, que então pronunciará a irrevogável sentença que há de fixar a minha sorte por toda a eternidade; ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando minha imaginação agitada de horrendos e temerosos fantasmas, estiver submergida em mortais tristezas, e o meu espírito perturbado ao aspecto de minhas iniquidades e pelo temor de vossa Justiça, lutar contra o anjo das trevas, que quererá privar-me da consoladora vista de vossa misericórdia e precipitar-me no abismo do desespero: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando o meu débil coração, oprimido pelas dores da enfermidade, estiver tomado dos horrores da morte e extenuado com os esforços que houver feito contra os inimigos da minha salvação: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando eu derramar as minhas últimas lágrimas, sintoma de minha destruição,  recebei-as em sacrifício expiatório, para que eu expire como uma vítima de penitência; e naquele terrível momento, ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando tiver perdido o uso de todos os meus sentidos, e o mundo inteiro tiver desaparecido diante de mim, e eu jazer nas angústias da extrema agonia e nas aflições da morte: ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando as ânsias extremas do coração forçarem a minha alma a sair do corpo, arrancando os últimos suspiros, aceita-os como sinais de uma santa impaciência de chegar a Vós, e vós, ó misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Quando esta alma por entre os meus lábios sair para sempre do mundo, e deixar meu corpo pálido, frio e sem vida, aceitai a destruição de meu ser como uma homenagem que eu presto à vossa Divina Majestade; e então, misericordioso Jesus, tende piedade de mim!

Finalmente, quando minha alma comparecer na vossa presença, e vir pela primeira vez o esplendor imortal da vossa Majestade, não a expulseis da vossa vista; dignai-vos receber-me no seio da vossa misericórdia, para que eternamente cante os vossos louvores. Misericordioso Jesus, tende piedade de mim!


ORAÇÃO

Ó Deus que, condenando-nos à morte, ocultaste-nos a hora e o momento dela; fazei que, vivendo eu em justiça e santidade todos os dias minha vida, possa merecer a graça de sair deste mundo no vosso santo amor. Pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Christo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Assim seja! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário