sábado, 6 de fevereiro de 2016

O QUE PODE O AMOR À FÉ CRISTÃ


1. Em Damasco, na Síria, durante a perseguição religiosa de 1860, disseram os turcos a um menino cristão de catorze anos: "Ou você se faz muçulmano, ou lhe cortamos a cabeça".
"Cortem-me a cabeça, se quiserem, --respondeu o menino--  mas eu sou e sempre serei cristão".
No mesmo instante aqueles bárbaros cumpriram a ameaça e a Igreja contou mais um mártir.


2. Venâncio, rapaz de quinze anos, foi denunciado como cristão a Antíoco, governador da cidade de Camerino.  Confessou sua fé sem fazer o caso de promessas nem de ameaças. O governador mandou açoitá-lo e, depois, metê-lo no cárcere. Para ali, mandou um homem enganador e astuto, chamado Atalo, o qual disse que também fora cristão, mas abandonara a fé por ver que era uma loucura privar-se dos bens presentes por uma esperança vã de futuros e deixar o que se possui pelo que nunca há de chegar. Repeliu-o Venâncio e desfez seus embustes.
Foi o santo atirado aos leões que não lhe fizeram mal algum.
Sofreu inauditos tormentos. cansavam-se os verdugos de atormentá-lo, e ele não se cansava de padecer por Jesus Christo.
Por fim, foi decapitado e entrou glorioso no Céu.
Sua festa celebra-se em toda a Igreja a 18 de Maio.


3. Ao conde José Mlodeki, durante a feroz perseguição iniciada em 1863 pelo governo russo contra os católicos poloneses, despojaram-no de todos os seus bens, e logo lhe prometeram devolvê-los caso renunciasse à Fé Católica.
Seus bens estavam avaliados em cinco milhões.
-- À minha fé não se põe preço, respondeu altivamente; fiquem vocês com a minha fazenda, eu fico com a minha fé.


4. São Francisco Solano, aos trinta anos de idade, foi um dia visitar Montilla, cidade que o vira nascer.
Sua primeira visita foi à Igreja paroquial de São Tiago.
Ali, dirigindo-se à pia batismal, onde se tornara cristão, ajoelhou-se e rezou o Credo com a fronte apoiada sobre a pedra da pia.


5. João Henrique Fabre, um dos mais eminentes entomólogos, chamado o Homero dos insetos, dizia:
"Não posso afirmar que creio em Deus, porque eu o vejo.
Sem Ele nada compreendo, sem Ele tudo são trevas. Antes me arrancarão a vida que a fé em Deus".
E newton inclinava a cabeça toda vez que seus lábios proferiam o santo nome de Deus.

FONTE: Tesouro de Exemplos, Pe. Francisco Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário