sábado, 9 de julho de 2016

A Igreja


(Vide “Absolvição” e “Chefes”)

Os protestantes dizem que a Igreja de Cristo tornou-se adúltera, infiel a Cristo, tendo sido necessário vir Lutero, no século XVI, para reformá-la em seus dogmas e sua moral. Ora Jesus prometeu ficar como Ela até o fim dos séculos, e disse que “as portas do inferno não prevaleceriam contra Ela” pelo motivo de Ele estar sempre assistindo-a na terra.

Leiam-se os textos probativos desta verdade:

1. ― A IGREJA SUBSISTIRA PARA SEMPRE

MAT. XVI, 18: ― “Eu te digo, que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno (os erros e as heresias) não prevalecerão contra ela”.

MAT. XXVIII, 20: ― “Ensinai a observar tudo o que vos hei mandado: e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

JOÃO, XIV, 16: ― “Eu  rogarei ao Pai e Ele vos dará um consolador que fique eternamente convosco”.

IDEM, 17: ― “O Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque o não vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habitará convosco e ficará em vós”. (vide sl.47: 9; 5: 7, etc.).

2. ― A IGREJA É O RETORNO DE CRISTO

LUC. I, 32-33: ― “O Senhor Deus dar-lhe-á a sede de seu pai Davi, e reinará na casa de Jacó eternamente, e seu reino não terá fim”.

DAN. II, 44: ― “No tempo, porém, daqueles reinos (dos Caldeus, Persas, Alexandre Magno e Romano), suscitará a Deus do céu um reino que não passará a outro povo”.

(Vide SL. CXXXI, 13-14).

3. ― E O APRISCO DO QUAL CRISTO É O PASTOR

JOÃO, X, 16: ― “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; e importa que eu as traga... e haverá um só rebanho e um só Pastor”.

4. ― É ASSISTIDA PELO ESPÍRITO SANTO E POR CRISTO E NÃO PODE ERRAR

JOÃO, XIV, 26: ― “Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”.

IDEM, XVI, 13: ― “Quando vier o Advogado, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade... e anunciar-vos-á as cousas que virão”.

MAT. XVI, 19: ― “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado também no céu”.

MAT. XXVIII, 20: ― “Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”.

5. ― ELA TEM O PODER DE AMALDIÇOAR OU ANATEMATIZAR

Iª. COR. V, 1-7: ― “Ouve-se falar constantemente que entre vós há fornicação, e tal fornicação que não existe nem entre os gentios... Em nome de N.Senhor Jesus Cristo, congregados vós em meu espírito, com o poder de Nosso Senhor Jesus, seja o tal entregue a Satanás, para a morte da carne, afim de que sua alma seja salva no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo...”.

ROM. XI, 9: ― “Venha Tribulação e angústia sobre todo homem que opera a iniquidade”.

ATOS, V,5: ― “Ouvindo Ananias estas palavras (de Pedro) caiu e expirou aos seus pés”.

ATOS, V, 9-10: ― “Pedro então disse  a ela (Safira): Por que combinastes para tentar o Espírito do Senhor ? Eis que estão à porta os pés daqueles que sepultaram o teu  marido, e te levarão a ti. E imediatamente ela caiu aos seus pés e expirou”.
(Vide Gal. 1, 9).

(Súmula bíblica contra protestantes, Pe. Antônio Miranda, S. D. N.Manhumirim, 1960)

Nenhum comentário:

Postar um comentário